A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) aprovou o projeto preliminar de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon de Várzea Grande/Cuiabá (MT), em reunião nesta terça-feira (12.04), na sede da empresa em Brasília, com o superintendente Ricardo Alexandre Góis, da Superintendência de Obras (DEOB). O projeto foi apresentado pelos secretários extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, e de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, e o líder da bancada federal, deputado Wellinton Fagundes e o representante da empresa autora do projeto, Globo Engenharia, arquiteto Ivens.
“É um avanço muito importante, pois o projeto está de conformidade com todas as especificações e foi prontamente liberado e dado ‘ok’ para o projeto básico”, informa o secretário Francisco Vuolo. O projeto básico só pode ser elaborado depois de aprovado o projeto preliminar. Esse projeto preliminar tem de estar dentro de todas as especificações ditadas pela Infraero e pela Fifa. “O bom da notícia é que a Infraero não colocou nenhuma objeção, o que poderia atrasar o cronograma estipulado pelo Governo do Estado”, assinalou.
O projeto aprovado prevê o alargamento da pista desembarque, que deverá ter 23 metros de largura, área exclusiva para voos internacionais, construção freeshop, oito novos boxes, quatro novas modernas esteiras e mais uma para desembarque internacional. O estacionamento para 400 lugares e os pequenos ajustes é quanto a área de embarque para o embarque do projeto de mobilidade urbana – se BRT ou VLT.
A outra boa notícia, segundo Francisco Vuolo, repassada pelo superintendente de Obras da Infraero, é o lançamento do edital para instalação do Módulo Operacional.
Essa obra, lembra Francisco Vuolo, é de responsabilidade total da Infraero e o lançamento do edital confirma o início das obras até setembro e conclusão em dezembro deste ano. Isso é muito importante, pois demonstra que a decisão do governo Silval Barbosa de se colocar como parceiro da Infraero está dando resultados.
RONDONÓPOLIS
O deputado federal Wellington Fagundes informa que a Infraero aceitou em ter o Aeroporto de Rondonópolis como alternativa ao aeroporto Marechal Rondon. A Fifa, lembra ele, exige que o Estado tenha um aeroporto alternativo no raio de até 200 quilômetros e o aeroporto por sua localização foi aceito para ser essa alternativa.
Agora, segundo ele, o Estado vai ser o interveniente entre o município e a Infraero para que a estatal possa fazer as intervenções necessárias para reforma e ampliação de pista. “Vamos continuar trabalhando para a Infraero assumir o Aeroporto de Rondonópolis”, disse.
Fonte: Secom
Nenhum comentário:
Postar um comentário