A grade curricular é extensa. São 59 horas aula divididas entre práticas e teóricas. No curso básico de Agente de Proteção da Aviação Civil - AVSEC, 15 alunos estudam sobre inspeção e revista de passageiros, sistema da aviação civil, credenciamento aeroportuário e controle de acesso, por exemplo. A capacitação é obrigatória para os funcionários que vão atuar no canal de inspeção e controle de raio X do Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco.
Somente pessoas certificadas pela Agência Nacional de Aviação Civil – Anac podem realizar o procedimento. O gerente de Administração Aeroportuária do Município, Alencar Líbano, esclarece que essa permissão tem validade de um ano. O monitoramento deve ser feito por pessoas instruídas e qualificadas. “A cada ano o funcionário deve passar por uma reciclagem para garantir o bom trabalho e a segurança do aeroporto”, pontua.
O coronel da Força Aérea Brasileira, Ary Teixeira Gutierrez, esclarece que o curso básico AVSEC é uma exigência da Anac pela importância de se manter a segurança de tripulantes e passageiros das aeronaves, além dos funcionários locais. “Esses profissionais são treinados para combater atos de interferência ilícita, ou seja, são lapidados para evitar a entrada e saída de armas. Eles são preparados para fazer o gerenciamento da segurança do aeroporto,” conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário