terça-feira, 31 de maio de 2011

Esquadrilha da Fumaça Centro-Oeste (Rondonopolis)

Após passar por Catalão - GO, Pires do Rio - GO, Caldas Novas - GO, Rondonópolis - MT e Primavera do Leste - MT, a Fumaça completou o circuito com 100% de aproveitamento e superou as expectativas de público em todas as localidades por onde passou.
Cidades como Catalão e Pires do Rio somaram 6.000 pessoas que não viram no fato da missão ocorrer durante a semana um empecilho para comparecer à festa.
Os 100 anos de Caldas Novas e o pré-lançamento do Aerocaldas 2011 atraíram 10.000 pessoas que puderam também acompanhar a rotina do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA), que estava realizando manobra militar na cidade.
Rondonópolis comemorou a reinauguração de seu aeroporto no sábado, 28 de maio, e foi o dia com maior quantidade de público do circuito, com mais de 15 mil pessoas.
Finalizamos o circuito Centro - Oeste com uma apresentação inédita para a cidade de Primavera do Leste, em comemoração aos 25 anos do município. O Chefe da Seção de Material do Esquadrão, Capitão Tonisso, teve a oportunidade de, pela primeira vez, ser o locutor de uma demonstração aérea que contou com aproximadamente 15.000 pessoas.

Chegada da Esquadrilha em Caldas Novas.

Público presente no aeroporto de Caldas Novas.

À frente e junto com o público, o Sargento Trink, e ao fundo o Locutor, Major Alexandre.

Rondonópolis; maior quantidade de público do circuito.

Agradecemos a presença de todos no evento de reinauguração do aeroporto de Rondonópolis

Primeira demonstração em Primavera do Leste e primeira locução do Capitão Tonisso.

Video da Esquadrilha da Fumaça em Rondonópolis



http://www.tvcidaderecord.com.br/site.php?page=video&intVdID=3015

Acessem muito bom, melhor cobertura foi da Tv Cidade.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Fotos Esquadrilha da Fumaça












Dez mil pessoas prestigiaram a apresentação da Esquadrilha da Fumaça

 

Publicado em 30 de maio de 2011 por MÍRIAM TRENTO
FOTO RONALDO TEIXEIRA / AGORA MT FOTO RONALDO TEIXEIRA / AGORA MT
Cerca de dez mil pessoas acompanharam a apresentação da Esquadrilha da Fumaça que aconteceu na tarde de sábado. O evento marcou a inauguração do novo terminal de passageiros do Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco.
Sete aeronaves participaram do espetáculo que durou cerca de 40 minutos. Apresentação encantou ao público com suas manobras perigosas realizadas tanto em conjunto como individualmente. Além da demonstração, também fizeram parte do evento a banda ‘Marinho e seus Beaty Boys’ e a equipe de aeromodelismo ‘Rondoasas’.
De acordo com o gerente do aeroporto municipal, Alencar Líbano de Paula, o resultado do evento foi satisfatório. A população teve transporte gratuito até o aeroporto que foi disponibilizado por uma empresa de ônibus da cidade.

Esquadrilha da Fumaça encanta publico rondonopolitano

Foi pouco mais de 35 minutos no ar. Mas o suficiente para arrancar suspiros e gritos de emoção de crianças e adultos que acompanharam a apresentação da equipe da Esquadrilha da Fumaça. A pista do Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco ficou completamente lotada pelos curiosos no sábado, dia 28 de maio.
O jornalista Francisco Lopes contou que a primeira vez que assistiu a exibição se emocionou. “É simplesmente espetacular. São manobras arriscadas que só quem é realmente preparado, sabe fazer”,declara.
O gerente aeroportuário, Alencar Líbano de Paula, esclarece que foram alguns meses de negociação para que a apresentação pudesse se tornar realidade. “Fizemos contato com os profissionais e em seguida eles visitaram Rondonópolis para verificar as condições aéreas e da pista. O resultado foi esta apresentação inesquecível”, fala.
A exibição contou com 24 sequências de manobras, 55 acrobacias, realizadas por sete aviões. Nas demonstrações a equipe de oficiais da Força Aérea Brasileira - FAB realiza, tanto manobras coletivas como vôos individuais, com pelo menos 12 manobras diversas que são conhecidas com os nomes de split, cruzamento duplo, looping em leque e em desfolhado, coração, break, bomba, looping coincidente com cruzamento lento, bolota, espelhão, DNA com duas voltas e barril com seis aeronaves e meio looping.



“Maravilhoso. Dá um arrepio, um friozinho no estômago, mas é sensacional”, definiu o analista Felipe Silva.


Fonte:Site primeirahora.com.br

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Rondonópolis

 por Ricardo Costa site agoramt.com.br
FOTO INTERNET FOTO INTERNET
A Esquadrilha da Fumaça se apresenta neste sábado, no aeroporto municipal Maestro Marinho Franco, às 14h. O evento será uma das atrações que vão fazer parte da inauguração do novo terminal de passageiros. A organização do evento espera cerca de cinco mil pessoas.
O administrador do aeroporto, Alencar Líbano, afirmou que está sendo preparado um espaço para que o público fique bem próximo das aeronaves para uma visibilidade maior. Apresentação contará com sete aviões e um ficará de reserva para atender qualquer imprevisto.
Além da apresentação da Esquadrilha também vão participar uma equipe de aeromodelismo de Rondonópolis. Para quem quiser ir até o local, a empresa de ônibus Cidade de Pedra vai levar as pessoas até o evento com saída na Praça dos Carreiros, gratuitamente.
PARA O BRASIL
Hoje a empresa que gerencia os vôos oferece mais de 25 destinos saindo de Rondonópolis para outros lugares do país. De acordo com Alencar no próximo mês outras empresas vão oferecer mais outros destinos.
“Hoje atendemos cerca de cinco mil passageiros por mês, a expectativa é que até o fim do ano esse número suba para dez mil”, comenta.

Esquadrilha da Fumaça em Rondonópolis





     Ola amigos, chegou a hora, dia 28 de maio as 14hs no Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco,inauguração do novo terminal de passageiros, com a presença da equipe da Esquadrilha da Fumaça, não percam, uma grande estrutura está sendo montada para receber os visitantes.
     Contaremos também com a apresentação do show da equipe de aeromodelismo Rondoasas fazendo várias acrobacias. 

domingo, 22 de maio de 2011

Desvende o Avião mais caro do mundo A380

Airbus A380 em vôo
Foram divulgadas mais fotos do interior do avião mais caro do planeta, o Airbus A380 de $400 milhões. Como foi dito em outro post aqui no PB!, o cara que fez esse “tunning” no A380, é um bilionário lá das Arábias. Como ele não gosta de chamar atenção (?!) não divulgaram o nome.
O fato é que a CNN conseguiu mais fotos do interior, que mostram mimos como TV de plasma com 70′, diversas outras TVs de 42′, entre outros detalhes. Só o interior do avião, tem cerca de 620 metros quadrados! Só o interior do avião, custou $150 milhões!
Veja as fotos:

Interior do Airbus A380 de 150 milhões de dólares
Aí em cima, é a “entrada” do avião, de cara tem um TV de plasma, e um monte de lugar pra sentar. No fundo, Ã esquerda, você vê uma escada, ela leva para o “quarto principal” e as suítes dos convidados… Sim, isso é um avião.
Interior do Airbus A380 de 150 milhões de dólares
E que tal ter um cinema, um lounge e uma sala pra jogos dentro do seu avião? É isso que a foto acima mostra.
Interior do Airbus A380 de 150 milhões de dólares
Entre a entrada, e o cinema/lounge/sala de jogos, temos um “pequeno” bar, com refrigerador, microondas, e local para colocar algumas guloseimas. Imagina as bebidas que esse sheik árabe irá carregar?
Interior do Airbus A380 de 150 milhões de dólares.
Essa sala é bem interessante. Tá vendo ali no fundo aquela parede de madeira? Bem no meio tem um barquinho. Aquele “barquinho”, é uma miniatura de um dos iates do sheik, provavelmente o iate predileto!
Airbus A380
E que tal levar seus amigos para um “jantar nas alturas”. Será muito bom se você tiver uma mesa de jantar como essa, né?! Em ambos os lados da mesa, tem TVs de plasma de 42′, para que ninguém perca nenhum detalhe durante o jantar.
Fazer o que? Quem pode pode, quem não pode fica babando e sonhando com as loucuras dos outros. Imaginem o palácio desse Sheik? Se o avião dele é assim, imagina o palácio!!!

Sala de jantar:
Interior do Palácio Voador (Airbus A380 VIP)
Sala de TV, bar, jogos, cinema, etc:
Interior do Palácio Voador (Airbus A380 VIP)
Sala de pequenas reuniões de negócios:
Interior do Palácio Voador (Airbus A380 VIP)
Foto do Airbus A380 voando:
Foto do Airbus A380 voando

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Convite

Olá amigos do blog, convido a todos para prestigiatem evento de inauguração que contará com a presença da equipe da Esquadrilha da Fumaça, abraço a todos.
Alencar Libano




quarta-feira, 18 de maio de 2011

Esquadrilha da Fumaça tera onibus gratuito, para quem quiser prestigiar o evento de inauguração

Matusalem Teixeira
Inauguração do aeroporto terá esquadrilha
Inauguração do aeroporto terá esquadrilha
AEROPORTO MUNICIPAL

Ônibus gratuito vai levar a população para prestigiar evento de inauguração



O prédio do Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco foi reformado e ampliado graças à parceria firmada entre a Prefeitura de Rondonópolis e Governo Federal. A solenidade de inauguração está marcada para o próximo dia 28 de maio, às 14 horas. O prefeito Zé Carlos do Pátio e o secretário de Transporte e Trânsito - Setrat, Rodrigo Lugli, convidam a população para prestigiar o evento. A administração municipal vai disponibilizar um ônibus gratuito com saída da Praça dos Carreiros, às 13 horas.

Atrações artísticas e culturais vão marcar o evento. Entre as apresentações estão a da equipe de aeromodelismo de Rondonópolis, Rondoasas, e a exibição da Esquadrilha da Fumaça com duração de 35 minutos e 24 sequências de manobras. São 55 acrobacias, realizadas por sete aviões.

O investimento de R$ 5,4 milhões garantiu a construção de banheiros e do acesso a cabeceira da pista 2, aquisição de equipamentos de combate a incêndio, treinamento da equipe do Corpo de Bombeiros para atuar no salvamento. Além disso, a regularização das concessões de uso das empresas que exploram o serviço no aeroporto e enquadramento de todas as rotinas de serviços nos moldes exigidos pela Agência Nacional da Aviação Civil - Anac.

Outras conquistas foram a climatização do ambiente, a instalação do detector de metais, e ainda o caminhão AP-2, de combate a incêndio. O gerente de Administração Aeroportuária do Município, Alencar Líbano, esclarece que o evento é preparado com dedicação para oferecer um momento de alegria e descontração para as famílias. “Esperamos que o público da nossa cidade venha conhecer as novas dependências do aeroporto e possa prestigiar as apresentações”, conclui.



EMILI ARCHER

Redação/Ascom

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ivete Sangalo em Rondonópolis

Ivete Sangalo em Rondonópolis

Site AgoraMT
A cantora Ivete Sangalo, uma das maiores cantoras do Brasil, vai se apresentar em Rondonópolis no segundo semestre. A organização do show vai ficar por conta do produtor de eventos Ricardo Camilo e do decorador, Célio Correia.

Há muito tempo Rondonópolis espera por um show de grande porte e com certeza, a rainha do axé, deverá ser uma das melhores apresentações que o município vai receber no ano de 2011. Outra atração nacional, do mesmo peso de Ivete, deve se apresentar na cidade no mesmo período, já que conforme a coluna Bastidores apurou, a festa, que tem Ivete como atração, tem uma programação com duração de três dias.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

RONDONÓPOLIS É ASSIM PARTE II

Rondonópolis é assim - parte II
fonte: www.mtaqui.com.br

Trânsito pesado na BR-364 entre Cuiabá e Rondonópolis
Trânsito pesado na BR-364 entre Cuiabá e Rondonópolis
Rodovia Osvaldo Cândido Moreno (MT-130) de Rondonópolis para Poxoréu
Rodovia Osvaldo Cândido Moreno (MT-130) de Rondonópolis para Poxoréu
Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus na Praça Brasil
Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus na Praça Brasil
Prefeitura Municipal - Foto Matusalem Teixeira
Prefeitura Municipal - Foto Matusalem Teixeira
Ponte sobre o rio Vermelho na Avenida Marechal Rondon, orla e casario - Foto Matusalem Teixeira
Ponte sobre o rio Vermelho na Avenida Marechal Rondon, orla e casario - Foto Matusalem Teixeira
Rua (Barão do) Rio Branco
Rua (Barão do) Rio Branco
Arena de Rodeios João Poteiro, Poteirão
Arena de Rodeios João Poteiro, Poteirão
Terminal Rodoviário Alberto Luz
Terminal Rodoviário Alberto Luz
Escola Estadual André Maggi
Escola Estadual André Maggi
União Esporte Clube - Foto Dinalte Miranda (Tuiuiú)
União Esporte Clube - Foto Dinalte Miranda (Tuiuiú)
Na Segunda reportagem da Série “Rondonópolis é assim”, o destaque é o esporte amador e profissional, na maior praça do agronegócio do Brasil.



Esporte rondonopolitano

Estádio Engenheiro Luthero Lopes na década de 1970
Estádio Engenheiro Luthero Lopes na década de 1970
1980 - Estádio Engenheiro Luthero Lopes
1980 - Estádio Engenheiro Luthero Lopes
2009 - Estádio Engenheiro Luthero Lopes - Foto Matusalem Teixeira
2009 - Estádio Engenheiro Luthero Lopes - Foto Matusalem Teixeira
1997 - Alunos do sensei Manao Ninomyia com o professor Robério Libânio
1997 - Alunos do sensei Manao Ninomyia com o professor Robério Libânio
Campeoníssima Bruna Paes - Foto Pauta Pronta Assessoria de Comunicação e Agência de Conteúdo
Campeoníssima Bruna Paes - Foto Pauta Pronta Assessoria de Comunicação e Agência de Conteúdo
1997 - Manao Ninomyia troca faixa do meu filho Agenor
1997 - Manao Ninomyia troca faixa do meu filho Agenor
Rondonópolis tem dois clubes de futebol campeões mato-grossenses: O Vila Aurora ou Tigrão da Vila (2005) e o União Esporte Clube que conquistou o título na temporada passada. A prática esportiva é bem difundida na cidade.
Antes da fundação União em 6 de junho de 1973, sob a liderança do servidor agora aposentado da Receita Federal, Lamartine da Nóbrega, Rondonópolis tinha disputado campeonato municipal onde pontificam o Santos, Olé, Paraibana e outros clubes. O principal árbitro da cidade era João Leandro da Silva, o João Roleta, que nunca escondeu que favorecia a seleção local quando de seus jogos contra clubes de Cuiabá e outras cidades. João Roleta não está mais entre nós.
A Sociedade Esportiva Vila Aurora ou Tigrão da Vila foi fundada em 5 de maio de 1964, mas por muitos anos se manteve enquanto equipe amadora.
A cidade tem três equipes profissionais e a caçula é o Rondonópolis (REC).
O clássico União e Tigrão é chamado de Unigrão, mas me refiro a ele como sendo Tião, por achar o nome mais popular e apropriado ao futebol.
KARATÊ - Nalva Milta é colecionadora de títulos mundiais no karatê point.
JUDÔ - O sensei Manao Ninomyia há décadas ensina a arte marcial japonesa do judô a gerações de rondonopolitanos. Orgulho-se de ser seu ex-aluno e esse orgulho se redobra porque meus filhos nascidos em Rondonópolis, Agenor e Luiz Eduardo também aprenderam e lutaram em seu tatame.
Manao é digno professor de judô e honrado comerciante numa mistura de frutaria com mercearia na cidade.
TÊNIS - Bruna Paes é a ex-tenista rondonopolitana que na faixa etária de 10, 12, 14 e 16 anos foi a número 1 do Brasil e aos 17 anos foi ranqueada entre as 300 melhores tenistas do mundo.
Bruna Paes foi atleta do Caiçara Tênis Clube e começou nas quadras aos seis anos. A ex-atleta foi número um do Brasil com dez, 12, 14 e 16 anos Aos 14 e 16 anos ficou entre as três melhores da America do Sul. Aos 17 anos ficou entre as 300 melhores do mundo e na faculdade, nos Estados Unidos, nos quatro anos a equipe de tênis que ela participava, ficou entre os 15 melhores times dos EUA na divisão mais forte da liga universitária.
Rosalvo Aguiar artilheiro de Poxoréu
Rosalvo Aguiar artilheiro de Poxoréu
BOA POLÊMICA - Rondonópolis tem um moderno estádio com capacidade para 18 mil torcedores, que se chama Engenheiro Luthero Lopes e pertence ao município. Essa praça esportiva foi inaugurada em 22 de março de 2000, com a partida entre o União Esporte Clube e o Grêmio, válida pela Copa do Brasil e vencida pela equipe dos Pampas por 4 a 0 sendo que Ronaldinho Gaúcho marcou o gol inaugural. Em 2 de abri daquele ano, Zumbi, jogador do União, assinalou o primeiro tento mato-grossense, no empate em dois gols do time da casa com o Berga, de Cuiabá, pelo Estadual.
Originalmente o Estádio Municipal Engenheiro Luthero Lopes foi construído na Avenida dos Bandeirantes. Posteriormente foi demolido cedendo lugar a uma loja do Atacadão, que por sua vez construiu o novo estádio e o entregou a prefeitura.
A inauguração do antigo estádio aconteceu em 8 de novembro de 1959 e até hoje a autoria do seu primeiro gol é discutida. Sobre esse tem escrevi o Editorial “De cidadania”, postado em 6 de junho do ano passado e na mesma data publicado enquanto artigo assinado por mim no Jornal Diário de Cuiabá.
O texto diz:
“Rondonópolis cidadezinha de nariz arrebitado que se rotulava “Rainha do Algodão” das roças de toco. Poxoréu rica e exuberante estufava o peito enquanto “Capital do Diamante”. A primeira com cinco anos de emancipação e a outra engasgada com o espinho dessa autonomia política que lhe surrupiu seu distrito mais ao sul. Com esse componente as seleções de futebol das duas cidades se enfrentaram na ensolarada tarde do domingo 8 de novembro de 1959, para a inauguração do Estádio Engenheiro Luthero Lopes, construído no tal ex-distrito.
Hermengildo artilheiro de Rondonópolis
Hermengildo artilheiro de Rondonópolis
Poxoréu despachou Rondonópolis pelo placar de 5 a 2 com direito a olé e foguetório. Quanto ao resultado a torcida que assistiu ao jogo não discute. O que ninguém sabe é o nome do craque autor do primeiro gol do Luthero Lopes. Ninguém vírgula, porque duas vozes discordantes sempre sustentaram a seu modo a paternidade do feito. Rosalvo Aguiar, de Poxoréu, jurava que recebeu cruzamento da esquerda, matou a redonda no peito e de voleio estufou as redes. Hermenegildo Reis de Almeida conta que na intermediária desarmou o volante, avançou, driblou dois zagueiros, cobriu o goleiro e fez a gorducinha triscar a trave antes de cair mansa e faceira atrás da linha da cal.
Nos alicerces de Rondonópolis estão as impressões digitais dos personagens dessa polêmica. Hermenegildo foi dedicado servidor do DNER (agora DNIT) e tem uma loja de apetrechos de pesca. Alguns anos após aquela partida, Rosalvo dignificou a profissão de bancário gerenciando o Banco Real naquela cidade até se aposentar precocemente por problemas de saúde que comprometeram a desenvoltura de seu caminhar.
Na madrugada do sábado, 5 deste mês, Deus vagava onipresente sob o firmamento em Rondonópolis, agora bonita metrópole e bem diferente da cidadezinha da época do primeiro gol no Luthero Lopes. O Senhor gostou do espírito reinante na cidade levando dali para seu reino celeste um septuagenário enfermo. Na porta do céu um coro de anjos, arcanjos e querubins entoou cânticos que soaram aos ouvidos de Rosalvo como se fosse o grito da torcida poxoreana com seu voleio estufando as redes da cidade que mais tarde seria seu novo lar”.
Com o adeus de Rosalvo a terra de meus filhos Agenor e Luiz Eduardo vira mais uma página de sua recente história e não ouve mais o debate dos dois artilheiros que consciente ou inconscientemente solidários ao espírito de luta que esculpiu a têmpera da singular Rondonópolis marcaram o mais importante tento de suas vidas: o gol da construção da cidadania rondonopolitana”.
Trecho urbano da BR-364 - Foto Guilherme Filho
Trecho urbano da BR-364 - Foto Guilherme Filh


Rondonópolis é assim - parte II



Trânsito pesado na BR-364 entre Cuiabá e Rondonópolis
Trânsito pesado na BR-364 entre Cuiabá e Rondonópolis
Rodovia Osvaldo Cândido Moreno (MT-130) de Rondonópolis para Poxoréu
Rodovia Osvaldo Cândido Moreno (MT-130) de Rondonópolis para Poxoréu
Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus na Praça Brasil
Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus na Praça Brasil
Prefeitura Municipal - Foto Matusalem Teixeira
Prefeitura Municipal - Foto Matusalem Teixeira
Ponte sobre o rio Vermelho na Avenida Marechal Rondon, orla e casario - Foto Matusalem Teixeira
Ponte sobre o rio Vermelho na Avenida Marechal Rondon, orla e casario - Foto Matusalem Teixeira
Rua (Barão do) Rio Branco
Rua (Barão do) Rio Branco
Arena de Rodeios João Poteiro, Poteirão
Arena de Rodeios João Poteiro, Poteirão
Terminal Rodoviário Alberto Luz
Terminal Rodoviário Alberto Luz
Escola Estadual André Maggi
Escola Estadual André Maggi
União Esporte Clube - Foto Dinalte Miranda (Tuiuiú)
União Esporte Clube - Foto Dinalte Miranda (Tuiuiú)
Na Segunda reportagem da Série “Rondonópolis é assim”, o destaque é o esporte amador e profissional, na maior praça do agronegócio do Brasil.



Esporte rondonopolitano

Estádio Engenheiro Luthero Lopes na década de 1970
Estádio Engenheiro Luthero Lopes na década de 1970
1980 - Estádio Engenheiro Luthero Lopes
1980 - Estádio Engenheiro Luthero Lopes
2009 - Estádio Engenheiro Luthero Lopes - Foto Matusalem Teixeira
2009 - Estádio Engenheiro Luthero Lopes - Foto Matusalem Teixeira
1997 - Alunos do sensei Manao Ninomyia com o professor Robério Libânio
1997 - Alunos do sensei Manao Ninomyia com o professor Robério Libânio
Campeoníssima Bruna Paes - Foto Pauta Pronta Assessoria de Comunicação e Agência de Conteúdo
Campeoníssima Bruna Paes - Foto Pauta Pronta Assessoria de Comunicação e Agência de Conteúdo
1997 - Manao Ninomyia troca faixa do meu filho Agenor
1997 - Manao Ninomyia troca faixa do meu filho Agenor
Rondonópolis tem dois clubes de futebol campeões mato-grossenses: O Vila Aurora ou Tigrão da Vila (2005) e o União Esporte Clube que conquistou o título na temporada passada. A prática esportiva é bem difundida na cidade.
Antes da fundação União em 6 de junho de 1973, sob a liderança do servidor agora aposentado da Receita Federal, Lamartine da Nóbrega, Rondonópolis tinha disputado campeonato municipal onde pontificam o Santos, Olé, Paraibana e outros clubes. O principal árbitro da cidade era João Leandro da Silva, o João Roleta, que nunca escondeu que favorecia a seleção local quando de seus jogos contra clubes de Cuiabá e outras cidades. João Roleta não está mais entre nós.
A Sociedade Esportiva Vila Aurora ou Tigrão da Vila foi fundada em 5 de maio de 1964, mas por muitos anos se manteve enquanto equipe amadora.
A cidade tem três equipes profissionais e a caçula é o Rondonópolis (REC).
O clássico União e Tigrão é chamado de Unigrão, mas me refiro a ele como sendo Tião, por achar o nome mais popular e apropriado ao futebol.
KARATÊ - Nalva Milta é colecionadora de títulos mundiais no karatê point.
JUDÔ - O sensei Manao Ninomyia há décadas ensina a arte marcial japonesa do judô a gerações de rondonopolitanos. Orgulho-se de ser seu ex-aluno e esse orgulho se redobra porque meus filhos nascidos em Rondonópolis, Agenor e Luiz Eduardo também aprenderam e lutaram em seu tatame.
Manao é digno professor de judô e honrado comerciante numa mistura de frutaria com mercearia na cidade.
TÊNIS - Bruna Paes é a ex-tenista rondonopolitana que na faixa etária de 10, 12, 14 e 16 anos foi a número 1 do Brasil e aos 17 anos foi ranqueada entre as 300 melhores tenistas do mundo.
Bruna Paes foi atleta do Caiçara Tênis Clube e começou nas quadras aos seis anos. A ex-atleta foi número um do Brasil com dez, 12, 14 e 16 anos Aos 14 e 16 anos ficou entre as três melhores da America do Sul. Aos 17 anos ficou entre as 300 melhores do mundo e na faculdade, nos Estados Unidos, nos quatro anos a equipe de tênis que ela participava, ficou entre os 15 melhores times dos EUA na divisão mais forte da liga universitária.
Rosalvo Aguiar artilheiro de Poxoréu
Rosalvo Aguiar artilheiro de Poxoréu
BOA POLÊMICA - Rondonópolis tem um moderno estádio com capacidade para 18 mil torcedores, que se chama Engenheiro Luthero Lopes e pertence ao município. Essa praça esportiva foi inaugurada em 22 de março de 2000, com a partida entre o União Esporte Clube e o Grêmio, válida pela Copa do Brasil e vencida pela equipe dos Pampas por 4 a 0 sendo que Ronaldinho Gaúcho marcou o gol inaugural. Em 2 de abri daquele ano, Zumbi, jogador do União, assinalou o primeiro tento mato-grossense, no empate em dois gols do time da casa com o Berga, de Cuiabá, pelo Estadual.
Originalmente o Estádio Municipal Engenheiro Luthero Lopes foi construído na Avenida dos Bandeirantes. Posteriormente foi demolido cedendo lugar a uma loja do Atacadão, que por sua vez construiu o novo estádio e o entregou a prefeitura.
A inauguração do antigo estádio aconteceu em 8 de novembro de 1959 e até hoje a autoria do seu primeiro gol é discutida. Sobre esse tem escrevi o Editorial “De cidadania”, postado em 6 de junho do ano passado e na mesma data publicado enquanto artigo assinado por mim no Jornal Diário de Cuiabá.
O texto diz:
“Rondonópolis cidadezinha de nariz arrebitado que se rotulava “Rainha do Algodão” das roças de toco. Poxoréu rica e exuberante estufava o peito enquanto “Capital do Diamante”. A primeira com cinco anos de emancipação e a outra engasgada com o espinho dessa autonomia política que lhe surrupiu seu distrito mais ao sul. Com esse componente as seleções de futebol das duas cidades se enfrentaram na ensolarada tarde do domingo 8 de novembro de 1959, para a inauguração do Estádio Engenheiro Luthero Lopes, construído no tal ex-distrito.
Hermengildo artilheiro de Rondonópolis
Hermengildo artilheiro de Rondonópolis
Poxoréu despachou Rondonópolis pelo placar de 5 a 2 com direito a olé e foguetório. Quanto ao resultado a torcida que assistiu ao jogo não discute. O que ninguém sabe é o nome do craque autor do primeiro gol do Luthero Lopes. Ninguém vírgula, porque duas vozes discordantes sempre sustentaram a seu modo a paternidade do feito. Rosalvo Aguiar, de Poxoréu, jurava que recebeu cruzamento da esquerda, matou a redonda no peito e de voleio estufou as redes. Hermenegildo Reis de Almeida conta que na intermediária desarmou o volante, avançou, driblou dois zagueiros, cobriu o goleiro e fez a gorducinha triscar a trave antes de cair mansa e faceira atrás da linha da cal.
Nos alicerces de Rondonópolis estão as impressões digitais dos personagens dessa polêmica. Hermenegildo foi dedicado servidor do DNER (agora DNIT) e tem uma loja de apetrechos de pesca. Alguns anos após aquela partida, Rosalvo dignificou a profissão de bancário gerenciando o Banco Real naquela cidade até se aposentar precocemente por problemas de saúde que comprometeram a desenvoltura de seu caminhar.
Na madrugada do sábado, 5 deste mês, Deus vagava onipresente sob o firmamento em Rondonópolis, agora bonita metrópole e bem diferente da cidadezinha da época do primeiro gol no Luthero Lopes. O Senhor gostou do espírito reinante na cidade levando dali para seu reino celeste um septuagenário enfermo. Na porta do céu um coro de anjos, arcanjos e querubins entoou cânticos que soaram aos ouvidos de Rosalvo como se fosse o grito da torcida poxoreana com seu voleio estufando as redes da cidade que mais tarde seria seu novo lar”.
Com o adeus de Rosalvo a terra de meus filhos Agenor e Luiz Eduardo vira mais uma página de sua recente história e não ouve mais o debate dos dois artilheiros que consciente ou inconscientemente solidários ao espírito de luta que esculpiu a têmpera da singular Rondonópolis marcaram o mais importante tento de suas vidas: o gol da construção da cidadania rondonopolitana”.
Trecho urbano da BR-364 - Foto Guilherme Filho
Trecho urbano da BR-364 - Foto Guilherme Filh