quarta-feira, 22 de junho de 2011

Olha o que diz o site AGORAMT.COM.BR

Alencar, voando rumo a 2012

Atualizado em 22 de junho de 2011 - 16:47h por admin
Fonte Site Agoramt.com.br
Outro peemedebista que também pode vir para a disputa por um vaga na Câmara Municipal é o administrador do aeroporto Maestro Marinho Franco, Alencar Libano (PMDB).
Depois de uma breve passagem pela secretaria de saúde, Alencar, foi nomeado como administrador do aeroporto, desde a sua transferência, o aeroporto tem dito resultados positivos, o mais recente foi a confirmação do início das operações da empresa Passaredo.
Libano, apesar de negar a intenção da disputa para vereador, aponta como um dos nomes do PMDB, segundo informações, Alencar já teria sido sondado e a princípio teria negado a intenção


Ola, obrigado pelas palavras, mas acho que cada um pode contribuir de uma forma, entendo que a postulação a um cargo não me interessa, porém confirmo que gostei de atuar no executivo e pretendo, lógico, com a outorga do chefe maior continuar a prestar o serviço a toda comunidade rondonopolitanae continuo a apoiar o ver, adonias fernandes em 2012.

 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O problema das cinzas vulcânicas

O problema das cinzas vulcânicas


O jato Embraer 190 da Austral ficou coberto de cinza vulcânica no pátio do aeroporto em Bariloche, Argentina.
As cinzas provenientes do vulcão que está em erupção no Chile alcançaram Porto Alegre na noite de quinta-feira (9) e chegaram à região de Curitiba por volta do meio-dia desta sexta (10). Na capital gaúcha, houve restrição de altitude para operações aéreas ao longo da manhã e início da tarde de sexta.
Durante este período, as principais companhias nacionais e internacionais optaram por suspender preventivamente os voos que estavam marcados para Porto Alegre. Apenas empresas de táxi aéreo e aviões particulares operaram no aeroporto. Com a redução do tráfego, algumas aeronaves da polícia militar também aproveitaram para solicitar permissão do Controle Palegre para treinamentos de toque-e-arremetida na pista principal do Salgado Filho.

As cinzas do vucão chileno foram jogadas por quase todo sul da América do Sul, afetando os voos na região. (Foto: Reuters)
Por volta das 16h, com a dissipação da nuvem chilena em direção ao litoral do Rio Grande do Sul, os voos foram gradativamente sendo retomados no aeroporto de Porto Alegre. Em Curitiba as operações não foram prejudicadas porque as cinzas chegaram sem força naquele espaço aéreo. Já em Buenos Aires, Argentina, a situação é mais crítica: os aeroportos Ezeiza e Aeroparque voltaram a fechar na tarde de quinta e todas as operações foram suspensas até domingo.
Para garantir a segurança das operações aéreas no sul do Brasil, a Força Aérea Brasileira mantém caças A-1 fazendo voos alternados de monitoramento das cinzas vulcânicas, a partir das bases aéreas de Canoas e Santa Maria, além dos levantamentos meteorológicos monitorados em solo pelo CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea).

As cinzas vulcânicas se depositam sobre a fuselagem, motores e asas do jato na pista de Bariloche, Argentina.
Cinzas vulcânicas são sérias inimigas de aviões a jato. Elas são compostas por partículas de rochas e minerais que ficam suspensas numa nuvem formada por vapor d’água e inúmeros gases, como monóxido de nitrogênio, monóxido e dióxido de enxofre, monóxido e dióxido de carbono, hidrogênio molecular (gás hidrogênio) e outros. A maioria desses gases é altamente tóxico. E quando misturados à água eles se tornam ácidos perigosos, com enorme potencial corrosivo.
Não bastasse isso, as cinzas vulcânicas sofrem processo de fusão quando são submetidas a temperaturas acima de 580ºC. Ou seja, elas derretem e voltam a um estado líquido espesso, similar ao da lava que as originou. Considerando que motores turbofan de aeronaves comerciais em velocidade de cruzeiro (800-900 km/h) operam na faixa dos 700ºC, poder-se-á deduzir o tamanho do problema…
Ao entrarem em contato com as partes internas de um motor, as cinzas se liquefazem e viram uma lava incandescente com alto poder incendiário e corrosivo. Os efeitos imediatos no motor são vários, a começar porque as partículas das cinzas são sugadas para dentro da câmara de combustão e acabam sujando ou limitando por entupimento a mistura de ar comprimido e combustível, o que provoca diversas anomalias na operação dos motores.
Sem dúvida o resultado mais característico deste evento é o stall de compressor, que ocorre quando há entrada de partículas estranhas na câmara de combustão ou quando há oscilações na injeção de ar durante o estágio de compressão.

O jato Embraer 190 da Austral coberto de cinza vulcânica.
Ao não enviar oxigênio suficiente aos queimadores da câmara, a mistura ar-combustível recebe querosene de forma desproporcional. Esse enriquecimento inesperado na mistura gera línguas de fogo que são expelidas pelo escapamento do motor sob a forma de explosões (similar ao que acontecia em um Fusca com sujeira no carburador, porém proporcional ao tamanho e potência de um motor turbofan). Se isso em si não provocar o desligamento do motor por afogamento (flame-out involuntário), é muito provável que o próprio comandante do avião vai desligá-lo por precaução (flame-out voluntário).
Um dos agentes mais comuns do stall de compressor é a ingestão de pássaros (bird strike) nos motores. A questão é que isso é muito raro ocorrer simultaneamente nos dois motores de uma aeronave birreatora (ou em três/quatro motores simultâneos de aeronaves trirreatoras/quadrirreatoras). Um dos poucos casos conhecidos de bird strike simultâneo nos dois motores de uma aeronave birreatora, com perda de ambos, é o daquele Airbus A320 que teve que amerissar no Rio Hudson, em Nova Iorque, no início de 2009.
Já as cinzas vulcânicas têm grande probabilidade de atingir ao mesmo tempo todos os motores do avião que tiver a infelicidade de cruzar por elas, uma vez que o volume de cinzas presentes nas nuvens que as transportam é enorme – daí o porquê delas representarem tanto perigo à aviação.

O cockpit do jato da Austral coberto de cinza vulcânica.
Outro detalhe relevante é que geralmente um motor danificado por pássaros é recuperável em manutenção, já um motor afetado por cinzas vulcânicas pode se tornar imprestável devido ao violento efeito corrosivo sobre partes essencias do conjunto. Um único motor CFM56-7B de Boeing 737-800 NG custa US$ 7 milhões. Como são dois numa aeronave deste modelo, só aí já são US$ 14 milhões expostos aos terríveis efeitos das cinzas. Fora a própria aeronave em si.
Deste modo, basicamente há 5 problemas decorrentes das cinzas vulcânicas em uma aeronave:
1) lixamento do parabrisa devido à composição das partículas, podendo limitar a visão dos pilotos;
2) acúmulo de partículas nos atuadores de direção (ailerons, leme e estabilizadores verticais) e em componentes externos (flaps, slats, sondas pitot etc), podendo dificultar a operação dos mesmos ou resultar em leitura errada dos parâmetros de voo;
3) superaquecimento, stall de compressor, flame-out e comprometimento por corrosão de várias partes importantes dos motores;
4) contaminação do sistema de refrigeração, que é alimentado pelos motores e pode lançar gases tóxicos dentro da cabine de comando e da cabine de passageiros; e,
5) corrosão geral na fuselagem e nos conjuntos de trem de pouso (estes geralmente não têm um efeito crítico imediato).
Portanto se a sua companhia aérea cancelou um voo devido à presença de cinza vulcânica na atmosfera ou no aeródromo: agradeça.
Fonte: Revista Fórum – Marcelo Idiarte

terça-feira, 14 de junho de 2011

Airbus apresenta em Londres seu conceito de avião do futuro

 


A Airbus apresentou nesta segunda-feira em Londres um protótipo de avião fruto de suas concepções mais inovadoras que, caso seja construído, poderia transformar substancialmente as atuais aeronaves comerciais.

O conceito de cabine que a Airbus imagina para o ano 2050 tem um teto transparente que permitiria ao passageiro admirar a vista durante o voo, assentos ergonômicos e um espaço de realidade virtual no qual o viajante poderia jogar golfe e até fazer compras.

"Nossas pesquisas mostram que os passageiros de 2050 desejarão viver uma experiência prazerosa durante sua viagem, e ao mesmo tempo exigirão que os aviões respeitem o meio ambiente", disse na apresentação o vice-presidente executivo da divisão de engenharia da Airbus, Charles Champion.

A fabricante de aviões insistiu na necessidade de, eventualmente, desprezar os atuais materiais com os quais se constroem as cabines dos aviões e substituí-los por outros biodegradáveis.

A estrutura destes aparelhos do futuro, segundo a gigante da aeronáutica, tentaria imitar a eficiência do esqueleto dos pássaros, constituídos de materiais leves, mas de grande resistência.

O sistema elétrico da cabine "apresentada" nesta segunda-feira pode ser comparada ao cérebro humano, declarou Champion, uma vez que estará integrada em uma membrana que substituirá centenas de quilômetros de cabo que atualmente percorrem as aeronaves.

"Nosso desafio para o futuro é prever qual tecnologia vamos ser capazes de produzir, essa é a ideia que rege os protótipos conceituais", afirmou à Agência Efe o vice-presidente.

"O mundo muda muito rapidamente, e provavelmente nunca veremos uma cabine igual a esta, mas veremos outras com novas soluções", acrescentou.

O protótipo da Airbus conta ainda com tecnologias para reduzir a queima de combustíveis, a poluição acústica e as emissões de gás carbônico e outros resíduos.

De acordo com o desenho, a membrana que conformaria as paredes da cabine permitiria o controle da temperatura no local, e os passageiros gozariam também de boa comunicação com o exterior, com a possibilidade de ligar para a família via videoconferência.

"Outra das coisas que espero é que haja um aumento da conectividade, porque hoje em dia as conexões de banda larga entre as aeronaves e o solo são muito limitadas", considerou.

O interior do avião imaginado pela Airbus está dividido em zonas adaptadas às diversas necessidades dos passageiros, com uma "área revitalizante" que contaria com ar enriquecido com vitaminas, iluminação ambiental, aromaterapia e tratamentos de acupuntura.

Na "área interativa", os passageiros poderiam desfrutar de jogos ou de uma tarde de compras por meio de hologramas de realidade virtual, enquanto o viajante que desejar assistência personalizada teria que se dirigir à "área de alta tecnologia".

Fonte: EFE via Exame.com - Imagens: Divulgação

Rondonopolis x Cuiaba por R$ 39,00 você acredita?

Atenção, quem desejar embarcar para Cuiabá vôos saindo de Rondonopolis, a partir do dia 04 de julho de 2011, custam apenas 39,00, isso mesmo não e dia da mentira, e para Rio de Janeiro custam 189,00 confiram acesse o site http://www.voepassaredo.com.br/, agora e aguardar para ver a reação da concorrente Trip Linhas Aéreas.

Trip x Passaredo, essa disputa em Roo promete





A seguir cenas do próximo capitulo, isso mesmo a empresa Passaredo resolveu de vez entrar no cenário do mercado regional, em nossa cidade ela colocou as passagens partindo de Rondonópolis a São Paulo a um custo de R$ 199,00, pasmem isso mesmo, acessando o site http://www.passaredo.com.br/ você poderá verificar essa realidade, as atividades da empresa se iniciam em nosso município a apartir do 04 de julho de 2011, em breve mais informações aqui no blog para você seguidor.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Azul vende passagens por R$159 partindo de Campinas

Campinas

A Azul Linhas Aéreas iniciou a venda de passagens para voos da alta temporada entre o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e os seguintes destinos: Vitória (três vezes por semana – sexta, sábado e domingo), Porto Seguro, João Pessoa e Fortaleza. Os voos serão diários, menos Vitória, e terão início em 10 de julho e término no dia 31 de julho. As operações serão realizadas com os jatos Embraer 190 e 195.

As passagens aéreas para as novas frequências já estão disponíveis para compra e iniciam com preços a partir de R$ 159,00. O valor é válido por trecho e para voos operados pela Azul, além disso está sujeito à disponibilidade de assentos. Reservas são obrigatórias e devem ser realizadas com no mínimo sete dias de antecedência. O pagamento pode ser parcelado em até dez vezes no cartão de crédito.


Informações: www.voeazul.com.br, ou pelo telefone 4003-1118 de todo o Brasil ou ainda diretamente nas lojas da Azul.


Fonte: Mercado e Eventos


Gol traz novo avião para reduzir tempo de solo nos aeroportos

Gol traz novo avião para reduzir tempo de solo nos aeroportos



Novo padrão de interiores da Boeing tem mais espaço para bagagens e deve facilitar os desembarques; companhia tem cem encomendas

A nova aeronave da Gol entrou hoje em operação na terça-feira (7)
A Gol pretende remodelar o interior de toda a sua frota para ganhar eficiência. A primeira aeronave com a tecnologia Sky Interior, desenvolvida pela Boeing, começou a voar nesta semana. A empresa encomendou cem aeronaves do modelo Boeing 737-800 Next Generation com a nova configuração interna . Até o fim do ano, a Gol receberá mais cinco aeronaves.
A aeronave sendo levada para o Aeroporto de Confins

A cabine de comando

Uma das turbinas da aeronave

O espaço entre as poltronas é de 79 centímetros

Uma das tonalidades do teto do Sky Interior

A galley traseira do avião

O novo compartimento de bagagens
Abaixo de cada poltrona há tomadas para o uso dos passageiros
O PR-GUG um pouco antes do voo inaugural
O novo avião é do mesmo modelo dos outros da companhia, mas com uma configuração interna mais avançada. O sistema de iluminação traz seis tonalidades entre o azul e o laranja, que simulam as cores do céu. Há também tomadas em todas as fileiras dos assentos e mais espaço nos bagageiros.

Com o novo interior, cada aeronave poderá transportar mais quatro bagagens de 7 kg. O espaço maior visa aumentar a eficiência do desembarque. “Hoje, há uma competição por espaço entre os passageiros e muitos não conseguem deixar a mala perto do seu assento”, diz a vice-presidente de mercados e novos negócios da Gol, Claudia Pagnano.

Comissária apresenta nova configuração interna da aeronave da Gol; modelo tem mais espaço para bagagens
A situação gera um desconforto no momento do desembarque, com um trânsito para pegar a bagagem dentro do avião. Com a mala mais próxima, os passageiros vão sair do avião mais rápido. Hoje, o tempo médio de solo da Gol é de 22 minutos, considerado um dos mais eficientes do mundo.

A Gol é a sétima companhia do mundo a receber aeronaves com o sistema Sky Interior, de acordo com José Sicilia, diretor de vendas da Boeing para a América Latina e Caribe. Hoje, cerca de dois terços das encomendas à fabricante são de aeronaves com a configuração.

Obsessão por redução de custos

Para as companhias aéreas, avião parado é prejuízo. O grande desafio delas é elevar o índice de utilização das aeronaves. No caso da Gol, cada uma de suas 115 aeronaves voa, em média, 13,3 horas por dia. “Quanto o menor nosso tempo em solo, maior o aproveitamento das aeronaves. E não existe cliente satisfeito sem regularidade e pontualidade”, diz Pagnano.

Segundo a vice-presidente da companhia, a Gol colocará os novos aviões na ponte aérea Rio-São Paulo, seu trecho com maior volume de passageiros. E, em dois meses, vai mensurar os ganhos de eficiência da nova configuração.

Deste que entrou no mercado, a Gol tenta desenvolver iniciativas para reduzir custos. Enquanto as concorrentes serviam refeições quentes, ela passou a oferecer aos passageiros lanches rápidos, como barras de cereal. Além de custar menos, a escolha também agilizou o serviço de limpeza das aeronaves e eliminou a necessidade de cozinhas dentro dos aviões.

A empresa anunciou em maio a contratação da consultoria GE Aviation para procurar alternativas para redução das despesas com combustível. No final do ano passado, a Gol contratou a consultoria Gradus para revisar seu orçamento e identificar pontos com possíveis cortes.

O resultado foi a eliminação de 1.100 empregos, que trará uma economia de R$ 45 milhões à companhia por ano. A empresa também antecipou a devolução de aeronaves – e poupou R$ 20 milhões no ano.

Fontes: Portal Panrotas / Marina Gazzoni, iG - Fotos: Divulgação

sábado, 11 de junho de 2011

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Alunos da Faculdade Anhanguera realizam trabalho de campo

Por: Alencar Libano 10.06.2011

Foto: Cristiano Spigosso


    Dando seqüência ao aprendizado da disciplina Direito Tributário, ministrado pela professora Cristiane Bossoni docente da Faculdade Anhanguera de Rondonópolis, alunos do 9. semestre A, noturno do curso de Direito, realizaram trabalho de campo onde o intuito era estudar os incentivos fiscais que as instituições assistências do nosso município gozam, perante a legislação vigente. No estudo de campo foi verificado que a grande maioria das instituições goza desses benefícios, que se estendem desde isenção de tributos municipais a federais, podemos citar IPTU, INSS (parte patronal), IPVA entre outros.

      E de se destacar a iniciativa desses discentes e docentes que além de estudarem esses incentivos também realizaram uma campanha para arrecadação de donativos a serem doados pelos mesmos à instituição Paul Percy Harris (Lar dos Idosos), fundado em 26 de maio de 1985, com capacidade para atender 95 idosos, sendo 90 leitos e 5 enfermarias.

      Outra iniciativa que vale destaque desses alunos foi a intenção de protocolar perante assembléia legislativa junto com o Deputado Estadual Ondanir Bortolini (Nininho), uma solicitação para futuro projeto de lei, que contemple a isenção do ICMS inserido na fatura de energia elétrica para essas instituições que prestam relevantes serviços a sociedade rondonopolitana.       Fica aí o exemplo deixado por esta instituição, que além de valorizar o aprendizado  dentro de sala, estende ao trabalho de campo, onde os alunos puderam vivenciar essa dura realidade dessas heróicas instituições.

Empresa começa a operar dia 4 de julho com voo diário para São Paulo

Foto: Matusalem Teixeira /Ascom - Roo

Uma nova opção de voo para o Estado de São Paulo é disponibilizada a partir do dia 4 de julho à população de Rondonópolis. O anúncio foi feito pelo prefeito Zé Carlos do Pátio e o coordenador comercial da empresa Passaredo Linhas Aéreas, Edgar Silva, na manhã desta sexta-feira (10), em coletiva à imprensa. O primeiro avião pousa no Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco, às 9h50 e retorna ao Aeroporto Internacional de Guarulhos às 12h50.
O jato Embraer 145, com capacidade para 50 passageiros, vai fazer a linha São Paulo – Ribeirão Preto – Rondonópolis –Cuiabá, de domingo a sexta-feira. Na avaliação do chefe do executivo, a nova opção oferece disponibilidade de horário para os empresários que tem compromissos em outros estados brasileiros, e também àqueles profissionais que visitam Rondonópolis.
Outra vantagem é baratear o custo de deslocamento para a capital do estado, Cuiabá. A viagem deve custar cerca de R$ 79 reais. “Estamos promovendo o desenvolvimento de Rondonópolis e interligando a cidade com o restante do país”, reforça. Outra alternativa é a empresa Trip Linhas Aéreas que já oferece viagens diurnas e noturnas.
De acordo com o gerente aeroportuário, Alencar Libano de Paula, com os investimentos feitos pela administração municipal, o Aeroporto está prestes a subir para categoria 7 de classificação aeroportuária. “O novo voo para São Paulo significa que seguramente estamos capazes de atender 20 mil passageiros ao mês”, completa.
“Estamos satisfeitos com o apoio oferecido pelo Poder Público e isso já reflete nas vendas. Colocamos as passagens a disposição da comunidade na última sexta-feira. E na segunda-feira, estávamos quase sem opções de vagas. É muito bom”, declara o coordenador comercial, Edgar Silva.
Segundo Zé do Pátio a vinda de novas empresas é reflexo de ações políticas que revitalizaram o aeroporto e o transporte aéreo de Rondonópolis. “A regulamentação dos serviços no aeroporto, parcerias como a com a Força Aérea Brasileira - Fab que nos fizeram ter a possibilidade de ter o novo caminhão AP-2, as reformas que fizemos, enfim todas essas situações de evolução conseguiram fazer não só com que a Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, mas as empresas aéreas vissem nossa cidade de outra maneira”, conclui Zé do Pátio.
Participaram da entrevista os secretários de Desenvolvimento Econômico, Valdemir Castilho Soares, o Biliu; e o de Transporte e Trânsito, Rodrigo Lugli.
Análise
O prefeito Zé Carlos do Pátio sugeriu em documento protocolado durante a audiência, que Edgar Silva, implante novas rotas de vôo na cidade. A intenção é oferecer à população linhas de Rondonópolis – Goiânia –Brasília ou Rondonópolis – Brasília. “Estamos plantando uma semente. Imagine daqui a cinco anos. Com certeza, Rondonópolis vai oferecer muitas outras opções de vôo, tanto diurno quanto noturno

Passaredo confirma início das atividades

 

Publicado em 10 de junho de 2011 por Jeyson Nascimento
Foto: Ronaldo Teixeira/AGORAMT Foto: Ronaldo Teixeira/AGORAMT
Confirmada a implantação de mais uma linha aérea em Rondonópolis, o prefeito José Carlos Junqueira de Araújo (PMDB) se reuniu com o coordenador comercial da Passaredo Linhas Aéreas, Edgar Silva, que informou o início das atividades para o começo do mês, a empresa realizará a linha Guarulhos, Ribeirão Preto, Rondonópolis e Cuiabá.
Edgar disse que a partir de 04 de julho haverá linhas de domingo a sexta-feira, com voos que saindo de Guarulhos às 8h10 e chegando em Rondonópolis as 9h50, com volta às 12h50 e chegada às 16h50 em Guarulhos, fazendo escala em Ribeirão Preto. Os voos de Cuiabá para Rondonópolis sairão as 11h30 com chegada prevista para 12h10, e retorno às 10h10 com pouso às 10h40 na capital. O custo inicial da passagem é a partir de R$ 79.
O representante da empresa agradeceu ao apoio da prefeitura e se disse que a Passaredo está aberta para discutir com a população a possibilidade de novas rotas.
O administrador do Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco, Alencar Libano, declarou que a vinda da Passaredo é reflexo da regularização do aeroporto e disse que a ampliação das linhas aéreas do aeroporto pode contribuir com o crescimento da cidade. Alencar afirmou que já existe a sondagem de atuação de outras empresas aéreas, a Azul e a Gol, mas ainda não há nada definitivo.
De acordo com o administrador, com o investimento que deve ser realizado em detrimento da Copa de 2014, o aeroporto terá capacidade de receber todos os tipos de aeronaves.
O prefeito José Carlo Junqueira de Araújo (PMDB), disse que a vinda da Passaredo é muito importante para o desenvolvimento de Rondonópolis, pois ajudará no acesso de empresários na cidade. Na ocasião o prefeito protocolou o pedido de mais uma rota, Rondonópolis, Goiânia, Brasília.
A Passaredo atuará com jatos Embraer 145, com capacidade de transportar 50 passageiro. De acordo com Edgar, este ano a empresa recebeu o selo A da Anac, no que diz respeito ao conforto no vôo.

Fonte: JEYSON NASCIMENTO

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Em julho tem dose dupla...



    Pessoal imaginem se um é bom e dois então, com certeza será o maior carnaval fora de época de Rondonópolis, com Ivete Sangalo e Levanóiz, essas duas atrações, será impossível deixar de ir. A organização do evento fica por conta dos amigos super competentes Ricardo Camilo e Célio Corrêa, podemos esperar coisa boa, será algo nunca visto aqui, uma estrutura super diferenciada, pude conferir e depois conto detalhes no blog.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Passaredo começa operar voo de Sinop a Brasília com tarifa de R$ 199

08/06/2011 - 18:56

 

De Sinop - Alexandre Alves

Foto: ReproduçãoPassaredo começa operar voo de Sinop a Brasília com tarifa de R$ 199
A Passaredo Linhas Aéreas começa a operar voo entre o Nortão do Estado a Brasília e, consequentemente, com escalas, a outras regiões do país, a partir do dia quatro de julho, e as tarifas definidas pela empresa preveem que de Sinop a Brasília o bilhete custará R$ 199 – sem a taxa de embarque. Já, de Alta Floresta à capital federal, a passagem é de R$ 239.

No entanto, tais preços dependem de compra antecipada. Em consulta nesta quarta-feira, por exemplo, nos voos programados para a primeira semana de julho já não há mais como comprar bilhetes nesses preços e a tarifa de Sinop a Brasília salta para R$ 279. Porém, para a semana seguinte, o valor volta a R$ 199 – as empresas aéreas praticam preços conforme a procura por passagens.

De acordo com o site da empresa, inicialmente a Passaredo operar na rota com um jato Embraer ERJ 135, com capacidade para 37 passageiros, ou com Embraer ERJ 145, com 50 lugares, dependendo da demanda. O avião levantará de Brasília às 10h, chegando a Sinop às 11h50 (de Mato Grosso) e, a Alta Floresta, às 12h40. Depois, retorna às 13h, passando por Sinop às 13h30 e, pouso na capital do país às 16h30.

O novo voo vai permitir empresários, políticos e turistas da região ir a outras cidades. Com a escala no Aeroporto Internacional JK, o cliente da Passaredo poderá voar para Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, São Paulo, Guarulhos e Santos. Contudo, estimasse que o voo do Nortão à Brasília seja o mais procurado, já que é a melhor alternativa para a classe política da região – com abrangência de 50 municípios – viajar à capital federal.


Nota do Blog: E bem provável que este vôo contemple Rondonópolis e passe e a empres passe a operar com avião maior, este é o nosso trabalho junto a empresa que resolveu entrar forte em nosso estado, antes dominado pela Trip nas bases do interior e esperar para ver.

Vôos Aeroporto Maestro Marinho Franco

<><><><>
<><><><>

Receita libera nesta quarta consultas ao primeiro lote do IR 2011

Do número total, 1,3 milhão referem-se a idosos com mais de 60 anos



 Reprodução

1,5 milhão de contribuintes irão receber R$ 1,9 bilhão em restituições

G1

A Secretaria da Receita Federal libera nesta quarta-feira (8), a partir das 9h, as consultas ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2011.

Assim que abertas, as consultas poderão ser feitas por meio do site da Receita na internet, ou pelo telefone 146. Os valores das restituições, por sua vez, poderão ser sacados a partir do dia 15 de junho. Ao todo, são sete lotes de restituição, entre junho e dezembro de cada ano.

Segundo o Fisco, 1,5 milhão de contribuintes estão inseridos no primeiro lote de restituições do IR deste ano. O valor do pagamento será de R$ 1,9 bilhão. Deste número total de contribuintes, porém, a maior parte (1,3 milhão) é de idosos com mais de 60 anos.

A prioridade para os idosos já acontece há vários anos, em cumprimento ao Estatuto do Idoso. Em junho do ano passado, por exemplo, 1,47 milhão de contribuintes foram incluídos no primeiro lote do IR, sendo 1,22 milhão de idosos.

A ordem de recebimento das restituições do Imposto de Renda tem por base, além do Estatuto do Idoso, a data de entrega da declaração de ajuste anual. Quem enviou o documento primeiro, sem erros ou omissões, recebe a restituição mais cedo. Neste ano, o prazo foi do início de março até o final de abril. Mais de 24 milhões de pessoas enviaram a declaração em 2011.

Centro de Atendimento Virtual

A Receita Federal lembra que os contribuintes não precisam esperar para saber se há inconsistências em sua declaração. Elas podem acessar o extrato do Imposto de Renda, no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), para saber se há erros, pendências ou inconsistências em suas declarações.

Para entrar no seu extrato, porém, ele terá de obter um código de acesso. Neste caso, deverá informar o seu CPF, a data de nascimento e os recibos do IR de 2010 e de 2011. Na ausência do recibo, poderá ser pedido o título de eleitor.

Em posse da informação de que há erros ou inconsistências em sua declaração do IR, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora e, com isso, retirar seu CPF da chamada malha fina do leão. Quando entram na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para correção dos erros, e as eventuais restituições são pagas somente após a questão ter sido resolvida - nos chamados lotes residuais do IR.

No extrato do IR, o contribuinte também poderá acompanhar o pagamento do imposto e alterar opções referentes ao débito automático das cotas. Com o serviço, os contribuintes também poderão parcelar débitos em atraso do IR ou outras pendências com a Receita Federal ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATRJO/ConsRest/Atual.app/index.asp

terça-feira, 7 de junho de 2011

Enfim, Twitter ganha versão em português

Após cinco anos de vida – e inúmeros apelos de usuários brasileiros –, o Twitter, enfim, colocou no ar, nesta terça-feira, sua versão do microblog totalmente em português. Para alterar o idioma do site em seu browser, o usuário deve acessar sua página na rede, clicar na seção Settings e, em seguida, Language: ali, procurar pela opção “Português”. Além do novo idioma, a rede de mensagens está disponível em inglês, espanhol, alemão, turco, coreano, francês e japonês.
Quem aderir à versão em português pode estranhar um pouco. Expressões tradicionais como “What’s happening?”, “Unfollow” e “Trending Topics” foram substituídas por “O que está acontecendo?”, “Deixar de seguir” e “Tópicos da Tendência”, respectivamente.
Segundo dados divulgados pela empresa de métrica Comscore, o Brasil ocupa a terceira posição entre as nações em que o Twitter registra maior penetração entre os usuários de internet. O país tem uma taxa de 23,7%, atrás de Holanda (26,7%) e Japão (26,6%).
De acordo com a própria Comscore, o microblog é a quarta rede social mais acessada no Brasil (confira o infográfico abaixo).Os líderes são, em ordem, Orkut, Facebook e Windows Live Profile (página criada pela Microsoft para armazenar informações de seu Instant Messenger, o popular MSN).